O retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância. Geralmente, aparece nos primeiros 5 anos de vida em cerca de 90% dos casos e pode acometer um ou os dois olhos da criança. Os casos bilaterais (cerca de 25%) geralmente surgem no primeiro ano de idade e sempre são hereditários. Com o passar dos anos, predominam os casos unilaterais, sendo não hereditários em 60% dos casos. É uma doença de diagnóstico frequentemente tardio, o que piora a chance de cura da criança.
Como é feito o diagnóstico desse tipo de câncer?
As crianças que têm história familiar de retinoblastoma devem realizar o exame de fundo do olho logo após o nascimento e a cada 4 meses até os 4 anos de vida.
Geralmente, os pais percebem uma mancha branca na pupila, chamada de leucocoria, responsável por 90% dos sintomas. A criança pode apresentar ainda desvio ocular (estrabismo) e baixa de visão.
O teste do olhinho, realizado no primeiro mês de vida, é de extrema importância, pois com ele o médico consegue detectar a leucocoria e realizar outros exames-diagnósticos para confirmar a doença – como o exame do fundo de olho, uma ultrassonografia ocular e a ressonância nuclear magnética, por exemplo.
Tratamento do retinoblastoma
Para um tratamento eficiente e eficaz, o diagnóstico precoce é fundamental, podendo até mesmo salvar o olho acometido. Naqueles casos mais tardios, a enucleação (retirada do globo ocular) é o único tratamento disponível.
A abordagem terapêutica mais recente é a quimioterapia intra arterial, onde a substância quimioterápica é injetada diretamente no olho acometido, através da artéria que o nutre. Tem a grande vantagem de salvar o olho, com pouquíssimos efeitos colaterais, como náuseas e vômitos. Quando realizado em grandes centros, consegue-se uma excelente taxa de sucesso, por volta de 90%.
Outras modalidades terapêuticas disponíveis são a fotocoagulação, a radioterapia e a crioterapia. A Indicação depende do tamanho do tumor, se acomete um ou os dois olhos e se está restrito apenas ao olho ou já se espalhou.
LEIA MAIS: Conheça os benefícios e as indicações da Luz Intensa Pulsada